O Too Young To Drink (Jovem demais para beber) é uma campanha internacional, celebrada no dia 09 de Setembro, que visa o debate e a conscientização a respeito da ingestão de álcool no período da gestação. O foco do debate são os efeitos da substância alcóolica como um teratógeno capaz de interferir no desenvolvimento embriofetal, ocasionando problemas físicos e no neurodesenvolvimento acometidos pela Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) ou, em espectros mais brandos e heterogêneos do Transtorno do Espectro Alcoólico Fetal (TEAF). O SAF tem incidência de 1% na população, e dentre seu fenótipo clínico encontra-se prejuízos cognitivos, comportamentais e sentimentais.
O objetivo da campanha se baseia, portanto, em três fatores:
1 – Divulgação do efeito do álcool na gravidez, principalmente em mulheres em idade fértil ou gestantes, bem como a população geral.
2 – Trazer conhecimento científico de qualidade a respeito dos riscos da ingestão de álcool durante a gestação
3 – Conectar as entidades que abordam a temática ao redor do mundo.
O álcool é apenas um dos teratógenos (químicos) que podem interferir no desenvolvimento embrio-fetal, para saber sobre outros tipos acesse: https://www.gravidezsegura.org/ e https://siat.ufba.br/ - uma plataforma que visa a identificação sobre os diversos tipos de teratógenos.
Saiba mais informações a respeito da SAF e da Campanha Too Young To Drink em:
http://2017.tooyoungtodrink.org/?nocache=1
https://paipad.org/ix-semana-de-alerta-sfa/tooyoungtodrink-brasil/